Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Redes>>Rede ponto a ponto

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Como construir uma rede ponto-a-ponto

parte 3


Anterior

Configuração das estações
Tempo estimado: 10 minutos para Windows 2000/ XP/ Vista e o dobro para Windows 95/98/ME.

Terminada a parte física, devemos atribuir configurações de rede às máquinas para que elas sejam capazes de "conversar" entre si. Basicamente, o que iremos fazer será designar um endereço IP - que funciona como uma espécie de identidade da máquina na rede.

Para configurar um endereço IP para cada placa de rede via Windows, siga estes passos:

  1. Em Iniciar> Configurações, clique em Painel de Controle. Em seguida, clique em Rede (Conexões de rede, no Windows 2000/XP) e configure o protocolo TCP/IP para a placa de rede que será utilizada na rede local.
  2. Em seguida, pressione o botão direito do mouse sobre Conexão Local e clique em Propriedades. Selecione a opção Protocolo TCP/IP e clique no botão Propriedades, localizado logo abaixo.
  3. Na tela que se segue, clique na opção Usar o seguinte endereço IP. Na primeira linha, defina um endereço IP - pode ser 192.168.0.1.

    Na segunda linha, defina a máscara de sub-rede como a máscara-padrão, se o Windows não fizer isso de forma automática. Para redes domésticas, como a nossa, utilize 255.255.255.0
  4. Se você vai fornecer acesso à Internet para outro computador da rede, deve possuir um gateway. Vamos supor que o computador que estamos configurando será o gateway. Preencheremos, então, a terceira linha com seu IP: 192.168.0.1.
  5. Clique em OK duas vezes para terminar o processo. Repita o processo na outra máquina, atribuindo a ela o IP 192.168.0.1. Além disso, na linha Gateway Padrão, coloque o endereço do computador com que irá compartilhar a conexão com a Internet.
  6. No Windows 2000/XP, as configurações são aplicadas imediatamente. No Windows 98/ME, deve-se reiniciar o computador.
  7. Digite o comando ping 192.168.0.1 e observe o resultado. Se nenhum pacote foi perdido, nossa rede está funcionando e você montou sua primeira conexão ponto-a-ponto.

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade