Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Redes>>Rede ponto a ponto
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Como construir uma rede ponto-a-ponto


Em situações muito simples - ligar um computador com Windows a outro para compartilhar arquivos e recursos -, ou emergenciais - "preciso de um arquivo que está nessa máquina em uma hora, mas ele não cabe em um disquete e não quero remover o HD porque dá muito trabalho" -, pode não ser preciso planejar a rede tão minuciosamente, nem testar os cabos e cada dispositivo da rede.

Nesses casos, basta seguir o passo-a-passo que preparamos para redes ponto-a-ponto de duas máquinas. Com ele, você pode montar toda a estrutura de uma rede, desde a montagem dos cabos até a configuração dos IPS, em uma hora ... ou menos.

Lista do Material necessário para arede ponto-a-ponto:

  • uma trena ou fita métrica;
  • um pedaço de giz;
  • uma ou duas placas de rede (se os computadores não possuírem esses dispositivos) e
  • rabichos (se você possui placas de rede onboard desabilitada).

Tempo estimado: 10 minutos

Como construit a rede ponto-a-ponto

  1. Primeiro, dê uma olhada na parte traseira das máquinas e observe se existem saídas RJ-45 à mostra. Se sim, significa que você possui uma plca de rede em sua máquina.
  2. Se você não encontrou nenhum dispositivo de rede, será necessário abrir sua máquina. Depois de abri-la, observe se há um slot PCI (encaixe branco) livre para instalar a placa de rede;
  3. slots pci na placa mãe

  4. Havendo o slot, retire o protetor metálico que fica na parte traseira do gabinete. Em seguida, encaixe a placa no slot, direcionando a entrada RJ-45 para a saída da CPU. Lembre-se de parafusar a placa para evitar que ela se solte.

placa de rede colocada no slot pci

Próxima

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade