Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Motos>>Verificação da folga das válvulas do motor
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Verificação da folga das válvulas do motor


As motos equipadas com os ajustadores hidráulicos automáticos (tucho hidráulico) não necessitam de ajuste de folga das válvulas. Entretanto, é necessário uma folga adequada entre as válvulas de admissão e escape e os mecanismos de abertura e fechamento das válvulas em todos os motores de 4 tempos restantes. Essa folga tolera a alteração de tamanho da válvula devido à dilatação térmica provocada pelo calor transmitido da câmara de combustão para a válvula.

Se a folga for excessiva, isto pode resultar em ruídos no motor. Se a folga for muito pequena, a válvula será empurrada durante o período em que o motor estiver com a temperatura elevada, provocando a queda de pressão de compressão e resultando em marcha lenta irregular ou eventualmente queima das válvulas.

A inspeção e o ajuste da folga das válvulas devem ser efetuados com o pistão no ponto morto superior na fase de compressão. Esta posição pode ser determinada verificando se os balancins estão soltos quando a marca “T” do rotor do alternador estiver alinhada com a marca de referência fixa da tampa da carcaça do motor. Se estiverem presos, é porque o pistão está movendo da fase de escape para o ponto morto superior. Gire o rotor uma volta completa e faça coincidir novamente a marca “T” com a marca de referência fixa. O pistão estará na fase de compressão.

Nos motores de 4 cilindros em linha com a ordem de ignição 1-2-4-3, a inspeção da folga das válvulas pode ser realizada girando a árvore de manivelas duas vezes. Depois de efetuar os procedimentos acima corretamente, a inspeção e o ajuste de todos os cilindros estão completos.

Nos motores V-twin e V-4, a inspeção e o ajuste são efetuados colocando cada cilindro na fase de compressão, no ponto morto superior.

O ajuste da folga das válvulas está correto quando o calibre de lâminas de espessura especificada penetra entre o parafuso de ajuste e a haste da válvula e outras lâminas maiores não penetram.

A inspeção da folga das válvulas nos motores com ajustadores comuns do tipo parafuso é efetuada introduzindo o calibre de lâminas diretamente entre a extremidade da haste da válvula e o parafuso de ajuste.

Nos motores do tipo junta articulada em um lado, a folga é inspecionada introduzindo-se o calibre de lâminas entre o balancim e o comando.

Nos motores do tipo empuxo direto com tucho de válvulas, a folga entre o ressalto do comando e o tucho ou pastilha é inspecionada com um calibre de lâminas.

Se necessitar de ajuste, solte a contra porca e o parafuso de ajuste e introduza o calibre de lâminas com espessura especificada. O valor correto das folgas das válvulas de admissão e escape é específico por modelo de moto.

Gire o parafuso de ajuste até que haja uma pequena pressão sobre o calibre de lâminas.

Com o calibre de lâminas introduzido e tomando o cuidado de não girar o parafuso de ajuste, aperte a contra porca até o torque especificado.

Como verificar a folga de válvulas do motor da moto Como verificar a folga de válvulas do motor da moto

Durante o aperto da contr aporca poderá haver alterações na folga das válvulas. Portanto verifique novamente a folga depois de apertar a contra porca.

O ajuste está correto se houver uma pequena dificuldade para retirar o calibre de lâminas. Se a pressão sobre o calibre de lâminas for muito grande ou muito pequena, reajuste a folga das válvulas.

Nos casos dos tuchos de válvulas dos motores do tipo empuxo direto, substitua a pastilha e ajuste a folga de válvula.

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade