Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Marcenaria>>Serra tico-tico e serrote de pontas

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Serra tico-tico e serrote de ponta


A serra tico-tico, arco de serra tico-tico, ou serra de rodear com armação metálica, é a ferramenta mais indicada para cortes em curvas com qualquer forma. No entanto, a profundidade do corte não pode ser superior à distância que vai da folha à parte de cima da armação. De utilidade múltipla, esta serra pode ser utilizada, por exemplo, para cortes de tábuas de assoalho, cortes em redor de tubos, no acerto de malhetes, etc., podendo os cortes começar e terminar nós cantos da madeira ou nos interiores das peças.

Se você tiver de fazer um corte interior, abra, primeiro, um furo na parte não aproveitável da madeira, introduza nele a lâmina, fixe-a na armação e, em seguida, serre de acordo com o formato que pretende obter.

A serra tico-tico existe apenas num tamanho. As suas folhas, removíveis, são substituídas quando lisas, já que não podem ser afiadas. Podem ser adquiridas avulsas. Ao comprar uma folha de serra tico-tico, especifique se a pretende para trabalhar madeira, uma vez que existem folhas para metal, as quais não podem ser utilizadas em madeira, devido à inclinação dos dentes.

Os serrotes de cabelo, também designados por arcos de serra tico-tico de volta larga, consistem num tipo de serra de rodear em que a altura da armação é maior, permitindo, por conseguinte, cortes a maiores profundidades. As folhas são montadas nos suportes de fixação, ou torneis, situados em cada extremidade da armação, sendo a distância entre eles maior do que o comprimento da folha. Quando esta está colocada, a elasticidade natural da armação a estica, impedindo-a de curvar.

Para colocar a folha, desaparafuse o cabo e faça o suporte de fixação deslizar para a frente. Segure firmemente a armação com uma das mãos, apertando-a entre o estômago e um ponto fixo, como a bancada, por exemplo, inlroduzindo então a folha nos suportes.

Atenção: os dentes devem ficar voltados em sentido contrário ao do cabo

Para ajustar a inclinação da folha, gire o cabo, no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio, até soltar a folha, alinhe os suportes de fixação, para que a folha forme o ângulo necessário, sem, no entanto, ficar torcida, e aperte novamente o cabo antes de continuar a serrar. Segure sempre o arco de serra tico--tico com as duas mãos no cabo e siga atentamente o trajeto descrito pela folha.

Fazendo um corte em curva com uma serra tico-tico

 

Serrote de ponta

Este serrote, além de cortar com lentidão, dificilmente se mantém direito. Apresenta, contudo, a vantagem de poder ser utilizado em locais inacessíveis para outros serrotes. Se, por exemplo, você precisar abrir um furo num painel grande, o serrote de ponta será a única ferramenta manual adequada a este trabalho, a que procederá a partir de um furo aberto com um ferro de furar.

Próxima

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade