Início >>Categorias>>Carros>>Bomba de gasolina

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Bomba de gasolina /bomba de combustível


A bomba de gasolina torna-se necessária num istema de alimentação, já que o carburador, través do qual passa toda a gasolina, fica normalmente a um nível mais elevado que o tanque e bastante afastado deste.

Existem dois tipos de bombas: as mecânicas, que se situam necessariamente no compartimento do motor, pois são acionadas por este e elétricas, instaladas normalmente próximo do tanque (ou dentro dele mesmo), afastadas do motor e do calor por este liberado.

Bomba de gasolina mecânica
Consiste numa câmara dividida por um diafragma. A parte superior contém um filtro e um copo de sedimentação e apresenta duas válvulas com molas para regular o fluxo da gasolina.

O esquema de uma bomba de gasolina mecânica

Na parte inferior encontra-se uma mola que regula a pressão de alimentação da gasolina e uma haste de comando (braço ou alavanca) acionada pela árvore de comando das válvulas.

O diafragma é alternadamente impelido para baixo pela haste e para cima pela mola. Quando o carburador está cheio e a válvula de agulha fechada, não se verifica qualquer passagem de gasolina e o diafragma permanece na sua posição inferior. Em conseqüência, a haste de comando oscila sem acionar o diafragma. As bombas mecânicas são muito eficazes; contudo, funcionam apenas com o motor trabalhando e apesar de isolados, estão sujeitos a ação do calor do motor.

Bomba de gasolina elétrica
As bombas elétricas tem o mesmo princípio das bombas mecânicas, bombear combustível. Existem duas posições onde são colocadas, internamente, no tanque de combustível e externamente, nas tubulações que levam a gasolina até o motor. Quanto aos tipos de bombas temos: de roletes e paletas.

Esquema de uma bomba de gasolina elétrica

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade