Prazo de guarda de documentos – Arquivologia para concursos

É o período em que o documento deve ser mantido nos arquivos corrente e intermediário. O prazo de guarda vincula-se à determinação do valor do documento, de acordo com os seguintes fatores:

  • frequência de uso das informações contidas nos documentos:

  • existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos (prazos prescricionais);

  • existência de outras fontes com as mesmas informações (documentos recapitulalivos) ;

  • necessidade de guarda dos documentos por precaução, em virtude das práticas administrativas (prazos precaucionais).

Atenção especial deve ser dada aos prazos de guarda de documentos abaixo pois eles atualmente estão sendo discutidos no Congresso Nacional e podem mudar de uma hora para outra.

 

 

Prazos de guarda de documentos sigilosos pelo decreto 4553/02

Republished by Blog Post Promoter

 

Gestão de documentos correntes – Arquivologia para concursos

O documento corrente é aquele necessário ao desenvolvimento das atividades de rotina de uma instituição e, por consequência, os procedimentos realizados para a sua classificação, registro, autuação e controle da tramitação, expedição e arquivamento têm por objetivo facilitar o acesso às informações neles contidas. Esse conjunto de operações técnicas caracteriza os serviços de gestão dos documentos correntes.

As atividades de gestão de documentos correntes distribuem-se em quatro setores (ou atividades):

Republished by Blog Post Promoter

 

Como passar em provas e concursos– William Douglas– livro

Em “Como passar em provas e concursos”, por meio de técnicas e esquemas de desenvolvimento lógico e interativo, o leitor se defrontará com a possibilidade de transformar radicalmente o modo com que conduz seu estudo para passar em uma prova ou concurso público.

Experiência para ensinar não falta a William Douglas: o autor, ele próprio, é um veterano e bem sucedido concurseiro, tendo passado em nada menos do que os concursos para Juiz Federal, Analista Judiciário, Defensor Público, Delegado de Polícia e Juiz de Direito.

De muita valia a leitura desse livro para quem procura uma preparação mental para se dedicar ao estudo e passar em um concurso público.

Leia Como passar em provas e concuros, William Douglas, grátis aqui !

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter

 

Artigos – Português para Concursos

Dá-se o nome de artigo às palavras o, a, os, as, um, uma, uns, umas que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número. Daí sua classificação em definido ou indefinido.

  • Artigo definido: utilizado para identificar seres individualizados, determinados. Ex.: O time do Flamengo é melhor

  • artigo indefinido: utilizado para indicar seres de maneira vaga, generalizada. Ex.: Um jogador não faz diferença

O artigo sempre se antepõe a um substantivo. Isso não significa que ele deva se posicionar imediatamente antes do substantivo. Às vezes pode haver entre o artigo e o substantivo uma ou mais palavras de outras classes gramaticais. Ex.: os seus dois lindo gatos estão calmos

Os artigos podem se combinar com preposições resultando na forma ao, do, nos, num, numa, etc

Republished by Blog Post Promoter

 

Técnicas de conservação de documentos – Arquivologia para concursos

O diagnóstico deverá ser a primeira etapa de todo o processo de conservação, pois é neste momento, que poderá será feito um levantamento detalhado das condições físicas de cada publicação. É decisivo para a definição de qual documento será tratado primeiro, bem como, qual será selecionado, baseado na relevância da publicação para a instituição e a disponibilização do documento em âmbito nacional.

 

Monitoramento ambiental

Republished by Blog Post Promoter

 

Informática – ESAF – questões–João Antonio Carvalho

A ESAF tem a fama de ser uma das bancas que mais cobram o conhecimento profundo da matéria para os candidatos a concursos públicos.

Tal não é diferente com as questões de informática quem caem nos concursos organizados pela ESAF.

Com o livro Informática – ESAF, de João Antonio Carvalho, o candidato a um concurso público terá acesso a uma compilação de questões de algumas das mais importantes provas de concursos da ESAF, separadas por assunto e resolvidas de forma simples.

Além de questões da ESAF, há também questões de autoria do autor, em nível bastante semelhante ao que o concursando encontrará nas provas que pretende enfrentar.

O livro aborda os seguintes temas:

  • Redes de Computadores e Internet;
  • Segurança da Informação;
  • Hardware (assuntos mais cobrados nas provas e mais aprofundados no livro);
  • Windows;
  • Word.

Leia o livro Informática – ESAF, de João Antonio Carvalho, grátis aqui !

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter

 

Português para Concursos Públicos – Cristine Vecchi e Maria Izildinha Gleria – livro

Português para Concursos Públicos de Cristine Vecchi e Maria Izildinha Gleria é um livro pequeno com foco nas principais dúvidas que que as pessoas que estudam para concursos tem sobre a língua Portuguesa.

Nele são explicadas quando usar o por que, por quê, porque, porquê, mal ou mau, onde ou aonde, viajem ou viagem e muito mais.

O livro apresenta vários testes com questões dos principais concursos e bancas.

Vale a pena consultar Português para Concursos para ajudar a sedimentar a matéria, presente em todas as provas de concursos públicos.

Leia Português para Concursos Públicos de Cristine Vecchi e Maria Izildinha Gleria grátis aqui !

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter

 

Suspensão dos concursos – Dilma Lula e a Mentira

Para os milhares de concurseiros que tanto estudaram e agora estão vendo seus sonhos no mínimo adiados devido a suspensão dos concursos públicos essa não é a única sacanagem que o governo Dilma/ Lula faz com eles e provavelmente não será a pior

A “excelentíssima Ministra” Miriam Belchior para cortar gastos congelou as nomeações e concursos esse ano. Na verdade diz que vai olhar com lupa.

Mas por outro lado, ela defende o aumento do salário para os 22.000 cargos comissionados do Executivo federal. Interessante essa duas óticas:

  • corta-se custos não nomeando as pessoas que por mérito passaram em concursos públicos;
  • aumenta-se o salário (e os gastos) de 22.000 cargos comissionados, exatamente os que são usados como moeda de troca política, e que tanto contribuem para denegrir a imagem do serviço público.

Me desculpem os petistas que ainda tem coragem de defender esse o governo Dilma/ Lula mas a atitude dessa Ministra mostra que ela (e o governo) não tem compromisso nenhum com o povo. Seu compromisso é com a perpetuação no poder as benesses que obtém. Inclusive pegou tão mal que parte do PT é contra !

Aquele PT que defendia a democracia, que tinha uma bom relacionamento com os jornalistas era apenas uma fachada: manipular o povo para chegar ao poder. Chegado lá criar uma hegemonia cultural, tal como o comunista Antonio Gramsc mostrou, para se perpetuar nele.

Segue um pequeno vídeo mostrando que a suspensão dos concursos públicos é apenas uma parte da mentira que o governo Dilma/ Lula contou ao povo para elegê-la ano passado. Reparem as posições de quem hoje defende a suspensão dos concursos e no ano passado…

Dilma ? lula: mentirosos ou sem compromisso com o povo ?

Republished by Blog Post Promoter

 

Gestão de documentos intermediários – Arquivologia para Concursos

Encerrado o período de arquivamento na fase corrente, alguns documentos podem ser eliminados imediatamente, mas uma parte relativamente importante destes, eventualmente, deve ser conservada por m período mais longo em função de razões legais ou administrativas, Neste caso, não se justifica a sua guarda junto aos organismos que os produziram, pois estes documentos ocupariam espaço em locais onde o melro quadrado é extremamente caro.

Os depósitos de armazenagem temporária constituem um alternativa cujo objetivo principal é minimizar o custo público da guarda documentos intermediários, racionalizando espaço físico, equipamentos a recuperação da informação. A transferência destes documentos para um depósito de arquivamento intermediário reduz à metade os custos de conservação, torna disponíveis espaços dispendiosos reutilizáveis para outros fins, bem como equipamentos que podem ser destinados à gestão de documentos correntes. Além disso, favorece as condições de utilização de tais documentos pela administração pública,

 

Atividades dos arquivos intermediários

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter