Informática – ESAF – questões–João Antonio Carvalho

A ESAF tem a fama de ser uma das bancas que mais cobram o conhecimento profundo da matéria para os candidatos a concursos públicos.

Tal não é diferente com as questões de informática quem caem nos concursos organizados pela ESAF.

Com o livro Informática – ESAF, de João Antonio Carvalho, o candidato a um concurso público terá acesso a uma compilação de questões de algumas das mais importantes provas de concursos da ESAF, separadas por assunto e resolvidas de forma simples.

Além de questões da ESAF, há também questões de autoria do autor, em nível bastante semelhante ao que o concursando encontrará nas provas que pretende enfrentar.

O livro aborda os seguintes temas:

  • Redes de Computadores e Internet;
  • Segurança da Informação;
  • Hardware (assuntos mais cobrados nas provas e mais aprofundados no livro);
  • Windows;
  • Word.

Leia o livro Informática – ESAF, de João Antonio Carvalho, grátis aqui !

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter

 

Português para Concursos Públicos – Cristine Vecchi e Maria Izildinha Gleria – livro

Português para Concursos Públicos de Cristine Vecchi e Maria Izildinha Gleria é um livro pequeno com foco nas principais dúvidas que que as pessoas que estudam para concursos tem sobre a língua Portuguesa.

Nele são explicadas quando usar o por que, por quê, porque, porquê, mal ou mau, onde ou aonde, viajem ou viagem e muito mais.

O livro apresenta vários testes com questões dos principais concursos e bancas.

Vale a pena consultar Português para Concursos para ajudar a sedimentar a matéria, presente em todas as provas de concursos públicos.

Leia Português para Concursos Públicos de Cristine Vecchi e Maria Izildinha Gleria grátis aqui !

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter

 

Suspensão dos concursos – Dilma Lula e a Mentira

Para os milhares de concurseiros que tanto estudaram e agora estão vendo seus sonhos no mínimo adiados devido a suspensão dos concursos públicos essa não é a única sacanagem que o governo Dilma/ Lula faz com eles e provavelmente não será a pior

A “excelentíssima Ministra” Miriam Belchior para cortar gastos congelou as nomeações e concursos esse ano. Na verdade diz que vai olhar com lupa.

Mas por outro lado, ela defende o aumento do salário para os 22.000 cargos comissionados do Executivo federal. Interessante essa duas óticas:

  • corta-se custos não nomeando as pessoas que por mérito passaram em concursos públicos;
  • aumenta-se o salário (e os gastos) de 22.000 cargos comissionados, exatamente os que são usados como moeda de troca política, e que tanto contribuem para denegrir a imagem do serviço público.

Me desculpem os petistas que ainda tem coragem de defender esse o governo Dilma/ Lula mas a atitude dessa Ministra mostra que ela (e o governo) não tem compromisso nenhum com o povo. Seu compromisso é com a perpetuação no poder as benesses que obtém. Inclusive pegou tão mal que parte do PT é contra !

Aquele PT que defendia a democracia, que tinha uma bom relacionamento com os jornalistas era apenas uma fachada: manipular o povo para chegar ao poder. Chegado lá criar uma hegemonia cultural, tal como o comunista Antonio Gramsc mostrou, para se perpetuar nele.

Segue um pequeno vídeo mostrando que a suspensão dos concursos públicos é apenas uma parte da mentira que o governo Dilma/ Lula contou ao povo para elegê-la ano passado. Reparem as posições de quem hoje defende a suspensão dos concursos e no ano passado…

Dilma ? lula: mentirosos ou sem compromisso com o povo ?

Republished by Blog Post Promoter

 

Gestão de documentos intermediários – Arquivologia para Concursos

Encerrado o período de arquivamento na fase corrente, alguns documentos podem ser eliminados imediatamente, mas uma parte relativamente importante destes, eventualmente, deve ser conservada por m período mais longo em função de razões legais ou administrativas, Neste caso, não se justifica a sua guarda junto aos organismos que os produziram, pois estes documentos ocupariam espaço em locais onde o melro quadrado é extremamente caro.

Os depósitos de armazenagem temporária constituem um alternativa cujo objetivo principal é minimizar o custo público da guarda documentos intermediários, racionalizando espaço físico, equipamentos a recuperação da informação. A transferência destes documentos para um depósito de arquivamento intermediário reduz à metade os custos de conservação, torna disponíveis espaços dispendiosos reutilizáveis para outros fins, bem como equipamentos que podem ser destinados à gestão de documentos correntes. Além disso, favorece as condições de utilização de tais documentos pela administração pública,

 

Atividades dos arquivos intermediários

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter

 

Estágios da despesa pública – Orçamento Público

A despesa no setor público é contabilizada segundo o regime de competência – seu lançamento contábil ocorre junto com com o fato gerador, ou seja o empenho, seu primeiro estágio.

Basta a realização do empenho para haver o registro. Não é necessário haver o desembolso para caracterizar a despesa.

A despesa pública possui três estágios, na ordem:

  1. empenho;
  2. liquidação;
  3. pagamento.

 

Empenho

Ato de autoridade competente que cria para o /estado a obrigação de pagamento. Ao emitir o empenho o agente público responsável compromete uma parte do crédito orçamentário em poder da Unidade, ficando o valor indisponível para qualquer outra aplicação

  • ordinário: para realizar despesas com montante previamente conhecido e cujo pagamento deve ocorrer de uma vez.

  • Global: custeio de despesas de valores conhecidos mas com pagamentos parcelados. Comum em etapas de obras, aluguéis mensais, serviços de terceiros, etc..

  • estimativo: destinado a atender despesas de valores não previamente conhecidos, como água, luz, telefone, etc..

O empenho para execução de obras, aquisição de bens e contratações de serviços só pode ser feito de acordo com o processo licitatório ou sua formal dispensa, de acordo com os termos da Lei 8.633.

O empenho é formalizado com a extração da nota de empenho e pose ser anulado parcialmente quando seu valor exceder o montante da despesa realizada ou no total quando a nota de empenho tiver sido incorretamente emitida ou ainda, se o material adquirido não tiver sido entregue.

 

Liquidação

Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. A liquidação é concluída com a emissão da nota de lançamento, podendo se dar conjuntamento com o pagamento.

 

Pagamento

Consiste na entrega de numerário ao credor, mediante a emissão de uma ordem bancária. O credor receberá a importância diretamente na sua conta, em qualquer estabelecimento da rede bancária, através de operação realizada pelo SIAFI.

 

Restos a pagar

Despesas empenhadas mas não pagas até 31/12 com distinção entre processadas e não processadas:

  • processadas: as que o credor já tenha cumprido suas obrigações e tenha direito líquido e certo e em condições de pagamento imediato;

  • não processadas: ainda estão pendentes da prestação de serviço ou entrega de material por parte do credor

Republished by Blog Post Promoter

 

Matemática Financeira Simplificada para Concursos – Weber Campos, Sergio Carvalho – livro

O livro Matemática Financeira Simplificada para Concursos, de Weber Campos e Sergio Carvalho, tem o objetivo de facilitar o estudo da matemática financeira, tornando um ponto forte de quem vai prestar concursos públicos – aquela disciplina que o concursando sabe que irá somar muitos pontos.

A obra se divide em juros simples e compostos e a partir dessa divisão, as questões são analisadas e resolvidas.

Grande parte do livro é dedicada à resolução de questões de diversas provas, entre as quais as de Auditor-Fiscal da Receita Federal. São nada menos do que 300 questões comentadas.

Em nossa opinião esse é um bom livro para se compreender matemática financeira e para sedimentar a matéria deve-se fazer os exercícios do livro Matemática Financeira, de Benjamin Cesar.

Leia Matemática Financeira Simplificada para Concursos, de Weber Campos e Sergio Carvalho grátis aqui !

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter

 

Direito Tributário – teoria e 1.000 questões–Claudio Borba – livro

O livro Direito Tributário – teoria e 1.000 questões, de Claudio Borba, foge do padrão da grande maioria dos livros de Direito Tributário que se prendem as linhas gerais do Direito Tributário estabelecidas na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional, de 1966.

A grande diferença desse livro de direito tributário é a preocupação em abarcar o tema de forma mais ampla e atual, fornecendo a análise tanto da Constituição quanto da legislação especial relativa a cada tributo, fornecendo ao leitor um material de referência que atenda a todas suas necessidades.

Como as bancas cada vez mais tendem a perguntar sobre detalhes específicos dos tributos, esse é um livro que toda pessoa que estuda para concurso público onde o direito tributário seja cobrado deveria estudar.

Para ajudar a sedimentar a matéria, o o livro ainda oferece 1.000 questões de direito tributário extraídas dos principais concursos públicos.

Leia Direito Tributário – teoria e 1.000 questões, de Claudio Borba, grátis aqui !

Continue reading…

Republished by Blog Post Promoter