Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Pintura e Revestimento>>Pintura de exterior

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Pintura de exteriores


Para pintar as janelas e outras superfícies que se encontrem a pouca altura, é suficiente uma escada de dois degraus ou um andaime improvisado com uma prancha apoiada nos degraus de duas escadas comuns. No entanto, para pintar calhas, janelas e outras superfícies que se encontrem mais altas, voc ê necessita de uma escada de encostar ou mesmo de um andaime.

Antes de prosseguir é indispensável que você leia a seção Preparo de Superfícies

Escadas de encostar

A escada pode ser de um único corpo ou extensível. Esta é a mais indicada, visto que se adapta à altura do trabalho. Se, ao colocá-la, você não tiver ajuda, faça-o apoiando os pés da escada junto à base da parede. Depois, erga a outra extremidade acima da sua cabeça, caminhe na direção da parede e levante a escada — mediante deslocação das mãos de degrau em degrau — até que esta fique vertical. Por fim afaste os pés da escada da parede. A distância entre estes pés e a parede deve ser aproximadamente um quarto da altura da escada. Se tiver um ajudante, este deve colocar o pé no primeiro degrau e segurar a escada ã medida que vai sendo erguida a parte superior desta. Se a escada for do tipo extensível, ou de lanços, você deve erguê-la fechada, estendendo-a apenas quando estiver na posição vertical. Certifique-se de que o dispositivo de fixa ção está bem seguro.

Comece sempre a pintar do lado direito da superfície a revestir, de modo que, ao deslocar a escada, esta se apoie sempre de encontro a áreas que ainda não tenham sido pintadas.

Trabalhe de modo que o seu ombro fique ao nível da extremidade superior da escada. Terá dessa forma comprimento de escada suficiente para se agarrar e não ficará muito afastado da área que está pintando.

Medidas de segurança na pintura de exteriores

Se possível, amarre a extremidade superior da escada a um ponto de apoio. Caso contrário, espete no chão um taco de madeira e amarre-o ao degrau mais baixo, para evitar o deslocamento da escada. Em último caso, peça a alguém que a segure enquanto trabalha.

Se for necessário apoiar a escada a superfícies já acabadas, envolva os topos com um pano, para não danificar a pintura. Com um gancho em forma de S, pendure o recipiente da tinta num dos degraus. Terá assim uma das mãos üvre para se agarrar à escada.

Nunca encoste a escada a vidros, plásticos ou a outros materiais suscetíveis de se quebrarem.

Ao mudar a posição da escada, afaste-a sempre da superfície de apoio. Andaimes. Se a superfície a pintar for grande e se se encontrar a uma altura do solo que não permita realizar o trabalho com uma escada, utilize um andaime, que pode ser alugado em casas da especialidade. O recurso a um andaime é bastante mais dispendioso. Além disso, o andaime exige muito tempo para ser montado e desmontado. Contudo, oferece uma plataforma ideal para trabalhar. No caso do chão ser rígido e plano, você pode recorrer a um andaime com rodas, o que facilita o seu deslocamento.

Seqüência da pintura de exteriores

Comece por pintar as superfícies para as quais necessita de uma trincha larga. É o caso das paredes exteriores do edifício. Para melhor pintar os cantos e áreas de difícil acesso, utilize um pincel pequeno, que servirá ao mesmo tempo para recortar a pintura junto a janelas ou outros acidentes.

Em seguida é indicada a seqüência para a pintura exterior de uma casa.

1. Limpe as calhas, proceda às reparações necessárias e aplique no seu interior duas demãos de tinta betuminosa. Para a pintura exterior das calhas, se estas forem de chapa galvanizada, siga as instruções apresentadas para a pintura de metais.

2. Limpe a cornija com uma escova de aço e, se necessário, lave com uma solução de detergente ou uma solução fraca de lixívia, esfregando com uma escova de piaçaba. No caso de proceder a esta lavagem, deverá, no fim, passar por água limpa.

Procedimento para a pintura de exteriores

Próxima

 

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade