Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Como fazer seu telhado


Telhados sempre foram um das partes mais difíceis de fazer em uma contrução. Não era a toa que custavam tão caro. Hoje pouco usado, o telhado convencional era no passado uma verdadeira arte, com estruturas complexas e difíceis de instalar.

Nos dias de hoje, com o uso da cobertura de laje, o telhado ficou restrito ao mínimo indtipensável.

O elevado custo do madeiramento também contribui para sua pouca utilizaçõ atualmente. Em muitas casas, com grandes telhados, todo o custo da construção é ligeiramente inferior ao da cobertura ...

Para utilização simples, o telhado exige um tipo de estrutura quando se quer apenas cobrir a laje, a fim de protegê-Ia e amenizar as mudanças de temperatura dentro da casa.

A estrutura de um telhado convencional apoiado em laje

Os tirantes se apóiam sobre a laje. São presos firmemente para total segurança da cobertura. Quando a residência não possui laje, há necessidade de um apoio de madeira para os tirantes. Veja a figura abaixo:

Estrura de um telhado convencional sem laje de apoio

O ripamento dependerá do tipo de telha que você pretende utilizar na cobertura.

Telha de aminato para telhado

É comum vermos lajes protegidas com telhas de cimento-amianto (onduladas). Este tipo de telha, fornecido em várias medidas, tem a vantagem de exigir um mínimo de madeiramento para a sua colocação.

No entanto a telha de cimento-amianto tem não amenizar as altas temperaturas. Uma casa sem a laje, coberta exclusivamente com telhas de cimento-amianto, certamente será muito quente nos dias de verão. Além disso hoje sabe-se que o amianto é cancerígeno. Poeira que cai dessas telhas pode prejudicar seriamente a saúde das pessoas que moram nessa casa.

Próxima

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade