Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Preparando o terreno

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Preparando o terreno para a construção


Você tem o terreno e uma planta. Chegou o momento de preparar o terreno para começar a construção. Um terreno ideal é aquele plano, ou com uma ligeira inclinação para a rua, de modo a facilitar a saída de esgotos e águas pluviais.

Os terrenos podem ser: arenosos; rochosos e úmidos.

Para cada terreno será necessário um tipo de fundação, cuja profundidade dependerá do imóvel a ser construído. Neste site, consideramos, para efeito de explicação: um terreno seco e firme, para a construção de uma casa com o máximo de dois pavimentos. No tópico fundações daremos as medidas adequadas.

Se o terreno for úmido, haverá necessidade de rebaixamento do lençol d'água subterrâneo: em raros casos, quando a umidade é superficial, proveniente de área alagada próxima, bastará eliminar a causa (desviando um córrego, etc,).

Sempre que houver dúvidas, em especial quando se pretender construir um prédio de vários andares, o parecer de um engenheiro é indispensável.

Faça sempre um canteiro de obras
Por menor que seja a casa que você pretende construir, faça sempre um canteiro de obras, a exemplo dos grandes construtores.

Separe um local específico para cada material, deixando uma área livre para feitura da massa e o corte de ferros e madeiras. Este mínimo detalhe é importantíssimo para evitar que sua obra se transforme em uma grande confusão. A figura 2 fornece um exemplo, onde você tem: 1-guarda de ferramentas; 2-depósito de madeiras; 3-depósito de ferros; 4-área para pedra; 5-areia; 6-tijolos; 7-área de trabalho (massa, corte, etc ). Você vai evitar desperdício de material e a obra ganhará agilidade. Certamente, poderá fazer novas divisões que julgue necessárias.

modelo de canteiro de obra

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade