Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Laje

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Laje de concreto batido

parte 4


Anterior

O concreto deve ser na proporção 1:3:3 (1 de cimento, 3 de areia lavada grossa e 3 de pedra ou brita); ele será espalhado a partir de um dos cantos dá forma.

Conforme for colocando o concreto, vá puxando a malha para cima, de modo que fique uma camada sob os ferros, envolvendo-os completamente. Do mesmo modo que nas vigas, o concreto precisa ser vibrado o máximo possível, usando-se um tubo de ferro maciço, para evitar falhas perigosas.

Para a nossa casa padrão, a camada de concreto pode ser de 10 centímetros; essa espessura será suficiente para servir de piso a um futuro pavimento superior. Se você não usar madeiras novas para a forma, precisará colocar papel grosso ou massa fraca nas uniões evitando que o concreto escorra para dentro do cómodo. Antes de espalhar o concreto, molhe fartamente as madeiras.

Não corte os ferros das colunas na altura da laje; deixe que eles a ultrapassem em pelo menos 20 cms; serão úteis para erguer novas colunas de um possível cómodo em cima.

Cura da laje
Tempo médio: 21 dias; não retire o madeiramento antes do prazo, ou a laje poderá trincar. Nos dias sem chuva, molhe a laje pelo menos 3 vezes ao dia, para que o concreto "puxe", dando total firmeza à cobertura da sua construção.

Veja também: bombas de concreto

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade