Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Laje

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Laje de concreto batido

parte 2


Anterior

As caixas de luz são pregadas contra a forma para que se mantenham firmes. Não se esqueça de deixar um tubo de uma e meia podegada de diâmetro para servir o resto da casa. Tenha certeza que este tubo ficará no local onde será instalada a caixa de água.

Sobre a forma, ficará a malha, composta de ferros 3/16" (para a nossa casa padrão). Os ferros podem ser amarrados como se vê na figura abaixo. Sobre as paredes internas, estão os negativos, ferros também com a botola 3/16", de 1,5 a 2 m de comprimento, que estarão amarrados na malha principal, a fim de que o concreto torne a cobertura uma única e firme estrutura. Os ferros negativos, como se vê na figura, estão dividos em seu comprimento em cima das paredes. Se houver beirais, estes também terão ferros negativos.

colocação de ferros negativos para confecção de uma laje

Você sabe que a forma de madeira é mantida no lugar através de escoras, conforme mostra a figura 21. Logo é importante que a forma seja nivelada corretamente. Porém, quando o concreto for colocado em cima da forma, o centro do cómodo sofrerá maior pressão, podendo forcar a escora e criar uma "barriga".

Para evitar que isso ocorra, você vai calcular o centro exato do cómodo, traçando um X a partir dos cantos de paredes. No meio do X, que será o centro do cômodo, coloque uma escora extra, com um calço em forma de cunha, forçando-o pelo menos de 3 a 5 centímetros em relação ao restante. Assim, o centro da forma ficará mais elevado que o restante; o peso do concreto, porém, concentrando-se no centro, fará com que a laje fique nivelada. Observe a figura 24, que mostra como traçar o X no centro do cómodo. O detalhe indica como são colocados os calços em forma de cunha. Veja também a figura 21 para entender melhor.

determinação co centro da laje e colocação de ca;ços em forma de cunha

Veja também: bombas de concreto

Próxima

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade