Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Laje

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Laje de concreto batido


É o tipo mais comum nas construções populares, exigindo o uso de madeiramento para a sua colocação. A forma de madeira é conhecida como taipal, e na realidade não passa de um tabuleiro de madeira, como ilustra a figura 21.

O concreto é espalhado sobre a forma de madeira, a qual tem tábuas laterais (linhas pontilhadas na figura 21).

Veja também: bombas de concreto

vista de uma forma preparada para receber uma laje de concreto batido

Assim, o primeiro trabalho é a forma de madeira, de cuja perfeição dependerá o melhor acabamento da laje. Considere se vai querer que a laje se proteje além da paredes, formando os beirais. A forma dos beirais é fixada na forma interna, através de madeiras que passam por dentro da última fileira de tijolos, conforme pode ser observado na figura 22.

colocação das madeiras dos beiras em uma laje de concreto batido

Depois da confecção da laje de tijolos serão enchidos com massa. Observe bem a figura 22 para eliminar qualquer dúvida sobre a colocação das madeiras dos beirais. Muita atenção com o nivelamento das madeiras, para que os berais não fiquem tortos, dando um péssimo acabamento ao seu trabalho.

Executada a forma de madeira, com as respectivas madeiras de escoramento, posicione os condutores elétricos e caixa de luz nas devidas posições.

Próxima

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade