Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Laje

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Lajes


A maioria das construções brasileiras é coberta com uma estrutura de concreto chamada laje. Este tipo de cobertura ganhou a preferência dos contrutores, pela facilidade de se levantar mais tarde um novo pavimento, ficando a laje como piso.

Atualmente, existem dois tipos de laje: a pré-moldada e a de concreto batido. Escolha a que lhe for mais conveniente.

Laje pré-moldada
Lajes pré-moldadas, ou pré-fabricadas, são vigas de concreto, coin secão em "T", permitindo a montagerm de tijolos de barro cozido. Depois de montar a laje, aplica-se uma camada de concreto de aproximadamente 4 centímetros. A abaixo fornece maiores esclarecimentos:

Veja também: bombas de concreto

vista de uma laje pré-moldada

As vigas têm tamanhos padronizados; escolha a ideal para o cómodo a ser coberto. Em cómodos pequenos, até 3 x 3 m, usa-se uma única escora, composta de uma tábua em pé, vista no detalhe da figura anterior, com 3 caibros de sustentação firmados com calços em cunha. Para cômodos maiores, use uma escora a cada 2 metros. A escora fica no sentido contrário ao das vigas, conforme detalhe na figura 20.

O concreto a ser utilizado será na proporção de 1:3:3, ou seja, 1 parte de cimento, 3 de areia lavada (grossa) e 3 de pedra ou brita. Ao colocar a laje, você deverá ter previsto a tubulação da instalação elétríca. As lajes pré-mol-dadas possuem tijolos próprios que ficarão no cómodo, para acondicionar a caixa de luz.

Atenção
Há diferença entre a caixa de luz usada nas lajes pré-moldadas e as utilizadas nas lajes de concreto batido. Por isso, só adquira o material elétrico após determinar como será a sua obra.

Para obter a perfeita amarração da laje, são necessários os negativos. Por negativos, entende-se os ferros colocados no sentido transversal das paredes internas; na mesma bitola da ferragem da laje (3/16" para a nossa casa padrão), com 1,5 a 2 metros de comprimento, eles reforçam a cobertura. No item seguinte, quando falamos das lajes de concreto batido, daremos maiores informações sobre os negativos.

O concreto deve ser espalhado a partir de um dos cantos !

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade