Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Instalação elétrica

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Instalação Elétrica da construção

parte 2

anterior

Os eletrodutos colocados nas lajes devem ficar por cima da malha de ferro. A colocação dos fios não é feita um de cada vez, pois dificultaria o trabalho. Você tem de saber antecipadamente o número de fios que passará dentro do eletroduto; usando vermelho para o fase e preto para o neutro, você prepara tantos pedaços de fios quando forem necessários; prendendo-os de uma só vez na ponta do arame guia.

Usualmente, dois fios partem do medidor (relógio); um neutro e um positivo. As bitolas dos fios estarão determinadas nas plantas, mas

se houver indicação considere-se como 14. A partir desses dois fios, inicia-se a instalação, levando-os para os disjuntores, de onde prosseguirão para os pontos de luz e de tomadas. A capacidade dos disjuntores varia de acordo com o consumo exigido, mas se pode tomar como base o seguinte:

Em geral, a posição de todas as tomadas e interruptores vem definida na planta, mas o construtor ou proprietário deve dialogar com o engenheiro a respeito, visto que certos detalhes terão de ser analisados com antecipação.

Em compartimentos grandes, deve-se ter mais de uma tomada para a enceradeira. Nos quartos de dormir, é conveniente que as tomadas fiquem próximas da cabeceira da cama, para as lâmpadas de mesa e rádio. Na sala, são previstas tomadas para a enceradeira, rádio, televisão e abajur. Na copa, tomadas para a geladeira, ferro de passar, batedeiras e demais aparelhos. Para a cozinha, são necessárias tomadas altas, para o acendedor do fogão e outros aparelhos. No banheiro, é importante prever uma tomada junto ao lavatório, para aparelhos de barbear ou de massagem. Em dependências com mais de uma saída, é interessante instalar mais de um interruptor (um em cada porta).

Se você não tem conhecimentos de eletricidade não tente fazer a instalação elétrica sem a ajuda de um técnico. É perigoso !

A figura abaixo mostra um esquema de instalação elétrica em uma residência:

esquema de instalação elétrica em uma residência

Veja: Novo padrão de tomadas e plugs elétricos no Brasil

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade