Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Emboço e tetos falsos

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Emboço e tetos falsos


O emboço é a cobertura das paredes, etapa necessária antes de qualquer outro acabamento. Após o emboço, caso se queira fazer uma superfície totalmente lisa, há necessidade de emassamento, sobre o que falaremos mais adiante.

O emboço é preparado com cimento e saibro, conforme as seguintes proporções:
— paredes internas: 1:4:4
— paredes externas: 1:3:3 (sujeitos à chuva).

Também pode-se usar apenas o cimento e areia de emboço, de acordo com estas medidas:
— paredes internas: 1:8
— pare dês externas: 1:6

O emboço começa na parte superior das paredes; há vários métodos para manter a massa por igual em toda a superfície, mas daremos aqui o que julgamos mais prático. Você precisará de quatro taliscas de madeira apropriadas (calços) para a marcação correia. Veja a figura abaixo

Maneira correta de emboçar uma parede

Com as 4 taliscas, você vai delimitar a área do trabalho. Um pouco de massa, para a talisca ficar fixada; mais abaixo, no comprimento do seu braço, coloque a outra; faça o mesmo com as duas do prumo para certificar-se que estão correias.

Agora, o seu trabalho é preencher o espaço entre as 4 taliscas, usando a massa e a régua de pedreiro. Com a régua, você sarrafeia a massa fazendo-a ficar toda por igual. Deve-se esperar um pouco, para que a massa "puxe", antes de utilizar a desempenadeira para proporcionar um acabamento por igual. Um pouco de água, borrifada com uma broxa, vai ajudar em muito no trabalho com a desempenadeira. Com cuidado, você retira as taliscas, colocando-as em outra posição para prosseguk o trabalho; os buracos são preenchidos com massa e desempenados cuidadosamente.

Este trabalho exige um pouco de prática, mas o acabamento das paredes dará o aspecto da construção. O emboço ficará áspero, mas totalmente plano, portanto para receber a pintura ou um outro tipo de acabamento.

As quinas não devem ser muito vivas para não se quebrarem com facilidade. Um grande cuidado é necessário no acabamento no encontro com portas e janelas.

No interior da construção, o teto é emboçado antes das paredes. Emboçar o teto requer grande habilidade e um principiante terá de se esforçar bastante. Não pense em fazé-lo do alto de uma escada... Providencie andaimes firmes e com altura suficiente para o trabalho, cujo processo é idêntico aos das paredes. Para que a massa possa aderir mais facilmente ao teto, é aconselhável chapiscá-lo com uma mistura mole de cimento, água e areia (use uma peneira).

Para se obter um acabamento totalmente liso, em especial nas paredes internas, aplica-se massa corrida (massa plástica PVA). Para fazé-lo é necessário lixar as paredes com lixa grossa para madeira (no. 60); depois, limpa-se o local lixado e aplica-se a massa com desempenadeira de aço ou espátula.

Próxima

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade