Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Confecção de sapata

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

A Confecção das Sapatas


Uma boa sapata depende de dois pontos fundamentais: o concreto e a ferragem. O interior da sapata é constituído da malha de ferro, conforme mostrado na figura 6.

A malha será feita fora do buraco, nas medidas informadas na tabela já fornecida. Use um ferro na vertical para cada 20 cms de malha; assim, em uma sapata de 40 x 40 cms, teremos 9 ferros de 1/4" na vertical, com estribos de 3/16", também colocados a cada 20 cms

O buraco será um pouco maior que a malha, de forma que o concreto envolva os ferros por completo.

Antes da malha ser colocada no buraco, deve-se espalhar uma camada de concreto no fundo, onde ela assentará.

malha para confecção de uma sapata

A amarração dos ferros é feita com arame cozido. Há várias formas de amarração, mas a mais simples é a mostrada na figura 7. Passe o arame conforme indicado; depois, junte as duas pontas para torcê-la, com o alicate, da esquerda para a direita. A amarração é muito importante, pois evita que os ferros fiquem escorregando e saindo da posição desejada. Com um mínimo de treino, você aprenderá a amarrar os ferros rapidamente.

amarração dos ferros de uma sapata amarração dos ferros do alicerce aos ferros da sapata

Partindo do fundo da malha, amarrados nos ferros centrais, ficarão os ferros para a coluna. Eles se projetaram SÓ cm acima da malha e suas dimensões dependerão da largura do tijolo a ser usado (serão sempre um pouco menores que a largura do tijolo utilizado para erguer a parede). Sobre o assunto, é importante ler os alicerces, paredes e vigas/ colunas. A figura 8 mostra como os ferros da coluna devem ser colocados dentro da malha da sapata. Para a nossa casa padrão, pode usar para estes ferros a bitola 3/16", inclusive nos estribos. Estribos, como você já sabe, são os ferros menores, que neste caso estão colocados na horizontal. Embora as dimensões variem, deve-se usar a mesma proporção, ou seja, um ferro para cada 20 cms, seja na vertical ou na horizontal.

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade