Pesquisa personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Azulejos

Fazer Fácil também está no Twitter

Fazer Fácil também no Youtube

 

Azulejos


Para a colocação dos azulejos, a primeira providência é a marcação de uma linha 15 cms acima do piso acabado; os azulejos começarão a subir a partir deste ponto, deixando-se os 15 cms para o acabamento, quando será possível eliminar pequenas diferenças na altura das paredes, bem como eventuais desníveis do piso.

O nível pode ser tirado coma mangueira, como se explicou anteriormente. Antes de serem aplicados, os azulejos devem ficar imersos em água durante um mínimo de 24 horas para a saturação, pois do contrário retirariam água da massa quando da aplicação.

Veja também:

Ferramentas necessárias para colocação de azulejos
Cálculo da quantidade de azulejos necessários
Como asentar azulejos que precisarão ser cortados

Faz-se a argamassa de cimento, areia e saibro, na proporção de 1:2:3, espalhando-a e sarrafeando-a em toda a área a ser coberta de azulejos no trabalho de um dia. Não é preciso desempenar a massa, mas deve-se procurar sarrafeá-la o melhor possível.

Coloca-se a régua, na altura de 15 cms, onde será iniciada a colocação; os azulejos da primeira fileira se apoiarão na régua, que também servirá para mante-los certos. O azulejo é fixado sobre a massa ainda fresca, que receberá nata de cimento ou cola especial. Inicia-se o trabalho sempre com um azulejo inteiro, ficando os acabamentos para os cantos das portas.

Etapas para aplicação correta dos azulejos

Veja também:

Acerto das superfícies revestidas com azulejo

Deve-se tomar um cuidado especial para que os espaços entre os azulejos sejam uniformes. Caso eles subam até o teto, torna-se necessário o arremate. Após a aplicação total dos azulejos, estes podem ser limpos com uma vassourinha de piaçava, retirando-se as possíveis sobras de massa ou nata de cimento.

A última etapa é o rejuntamento, que será feito no dia seguinte ao da colocação.

O rejuntamento é a colocação de massa (bem líquida) de cimento branco nas juntas entre os azulejos. Com um pedaço de madeira, acerta-sea massa de cimento branco nas juntas, removendo-se o excesso com um papel.

 

Compartilhe |

comments powered by Disqus

Pesquisa personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade