Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Alicerces
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Os alicerces


Os alicerces são cordões de concreto e ferro, que servem de base para as paredes e colunas. O ferro usado pode ser da mesma bitola do utilizado nas colunas. Assim, se você deixou nas sapatas os ferros (que se projetam 80 cms além da malha) ferros com a bitola de 3/16", fará os alicerces idênticos, usando a mesma medida: 3/16" para os ferros e estribos

Os alicerces ficam ao nível do solo, como na figura 9, subindo 30 centímetros além das sapatas. A largura dos alicerces será igual a dos tijolos usados para as paredes. A esse respeito é importante ler o tópico as paredes.

Veja também: bombas de concreto

Esquema dos alicerces de uma casa

Amarracão dos alicerces aos ferros das sapatas

Se a largura dos alicerces é a mesma dos tijolos, a malha será um pouco menor... Em ferro 3/16", a malha possuirá estribos na mesma medida, amarrados a cada 20 cms. Veja detalhes na figura 10. Os alicerces têm a sua malha amarrada nos ferros das sapatas, conforme indicado na figura 10.

Você pode fazer as malhas por etapa, ou de uma única vez, em toda a área a ser construída, obedecendo criteriosamente às linhas demarcadas. Isso depende do material que possua, pois para colocar o concreto necessita de madeira para fazer a forma em toda a extensão da obra. Depois de a madeira ser colocada, é hora de encher o vão com concreto na proporção 1:3:3 (1 cimento para 3 de areia e 3 de pedra no. 1).

Atenção

Se você for fazer parede de 10 cms ( com tijolos em pé), os estribos terão de ser colocados, no mínimo, a cada 15 cms, em virtude da pequena largura da malha.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade